
Dificuldades com a alimentação?
Comer é um dos prazeres da vida.
Porém, em alguns casos, a relação com a comida pode ser o cerne de um importante sofrimento mental.
Os principais Transtornos Alimentares
Anorexia Nervosa
Medo intenso de ganhar peso ou engordar; restrição à ingesta calórica em relação às necessidades; influência indevida do peso ou da forma corporal na autoavaliação
Bulimia Nervosa
Episódios recorrentes de compulsão alimentar, associados a comportamentos compensatórios inapropriados a fim de impedir o ganho de peso (ex: induzir o vômito, usar diuréticos ou laxantes, exercícios em excesso)
Transtorno de Compulsão Alimentar
Episódios recorrentes de compulsão alimentar, sem métodos compensatórios, porém associado a marcadores de perda de controle em relação à alimentação
A importância da Imagem Corporal
no contexto alimentar
A percepção que nós temos sobre a nossa própria imagem corporal influencia as nossas atitudes em relação à alimentação. Atualmente, somos constantemente condicionados a buscar um estilo de vida saudável, com orientações tanto para a alimentação quanto para atividade física. Entretanto, é preciso muita cautela para não misturarmos um "objetivo em saúde"com distorções sobre a própria forma e peso corporal, que podem ser vivenciados com muita angústia nos transtornos alimentares. Julgamentos desfavoráveis podem levar à baixa autoestima, depressão e ansiedade.
Hábitos de checagem - por meios de balanças, fotos, fitas métricas - e evitação corporal (cobrindo espelhos, usando roupas grandes e recusando-se a pesar) podem ser sinais de alerta para distorções sobre o próprio corpo. Pensamentos como "eu só vou conseguir/ser feliz/ter sucesso se for magro (a)" também devem ser interpretados cuidadosamente.
Reflita...
O quanto a sua perceção sobre o seu peso corporal influencia no seu bem-estar?
O quanto "uma coisa depende da outra"?

Figura 01. As distorções de autoimagem quanto ao peso e forma corporal. Reprodução internet.
Referências
1. Transtornos alimentares: diagnóstico e manejo. Associação Brasileira de Psiquiatria. Porto Alegre: Artmed, 2022.
2. DSM-5-TR. Washington: American Psychiatric Publishing, 2022.