
O que é Ansiedade?
Ansiedade é um estado emocional decorrente da antecipação de uma possível ameaça futura, seja ela "real ou percebida".
Como assim?
Quando falamos em "ameaça futura", algumas pessoas podem pensar em "situações caóticas ou perigos iminentes de vida", quando, na prática, a ansiedade existe além disso.
Podemos entender a ansiedade como uma preocupação antecipatória - há quem diga "sofrer por antecipação".
E se der errado? E se faltar tempo? Será que vai dar certo? Com frequência, na ansiedade, surgem pensamentos catastróficos sobre o futuro, o que faz com que a pessoa sofra - mesmo que aquela situação não tenha nem acontecido ainda (e, na maioria das vezes, não vai mesmo).
Já o medo é um pouco diferente: trata-se da resposta emocional à percepção do perigo. Apesar de serem duas condições distintas, com frequência elas coexistem na pessoa ansiosa. A antecipação da ameaça ocasionando, também, a resposta de medo.
Os principais Transtornos de Ansiedade
E o TOC?
O Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) tem ganhado notoriedade e autonomia diagnóstica conforme os estudos avançam sobre suas manifestações e peculiaridades.
No TOC, há a presença de Obsessões e /ou Compulsões.
As Obsessões são pensamentos, impulsos ou imagens recorrentes e persistentes e que são vivenciados como intrusivos e indesejáveis. Já as Compulsões são comportamentos repetitivos ou atos mentais que o indivíduo se sente compelido a fazer em resposta a uma obsessão ou regra mental criada.
Exemplo: "Uma pessoa pode ter pensamentos intrusivos recorrentes de que está suja/contaminada - esta seria a Obsessão - e precisaria lavar as mãos várias vezes ao dia para se sentir limpa. Se não fizer, ficaria angustiada - este comportamento seria a Compulsão. "
Referências
1. Tratado de Psiquiatria. Associação Brasileira de Psiquiatria. Porto Alegre: Artmed, 2022.
2. DSM-5-TR. Washington: American Psychiatric Publishing, 2022.
